Laudo de NR – 13 (Caldeiras, Vasos de Pressão e Tubulações)

O objetivo do Laudo de Caldeiras NR 13 com A.R.T visa classificar prontuário, realizar testes e inspeção segura dos equipamentos, orientando os prazos dos testes de acordo com a norma regulamentadora.

Toda caldeira deve possuir no estabelecimento onde estiver instalada a seguinte documentação devidamente atualizada:

a) Prontuário da caldeira, fornecido por seu fabricante, contendo as seguintes informações:¬ código de projeto e ano de edição; Especificação dos materiais;¬ Procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final; Metodologia para estabelecimento da PMTA;¬

O laudo de NR13 é um documento legal e obrigatório. O laudo de inspeção conforme NR13 é um documento técnico realizado por um profissional legalmente habilitado (Engenheiro Mecânico) contendo os registros das inspeções, inspeção visual, medições do equipamento, apontamento de não conformidades (se aplicável), relatório fotográfico e sugestões para adequações das não conformidades (quando aplicável) de equipamentos como compressor, vasos de pressão, autoclaves, boilers e caldeiras. Faz parte integrante do Laudo de NR13 a ART(CREA) e Certificado de Calibração dos Equipamentos de Medição utilizados. O objetivo da inspeção e do laudo técnico de NR13 é verificar a conformidade com as normas técnicas e a Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O Laudo de NR13 é um documento obrigatório pela legislação vigente, conforme item 13 da NR-13 do Ministério do Trabalho e Emprego(MTE) e é exigido pelo Corpo de Bombeiros para obtenção e renovação de AVCB e também por Seguradoras na obtenção de apólices e sinistros.

A periodicidade da inspeção nos vasos de pressão, caldeiras, compressores e tubulações vai variar de acordo com a categoria (veja na tabela abaixo), no entanto nós recomendamos que seja feito no mínimo uma inspeção visual juntamente com o laudo de NR13 anualmente.

Com o intuito de mitigar os riscos em sua planta e aumentar a segurança dos colaboradores e, buscando atender às exigências da NR-13 do MTE, realizamos inspeções técnicas de acordo com a NR-13 em: vasos sob pressão, caldeiras, reatores, reatores com Serpentinas. Fazemos inspeção em aquecedores de sistemas de óleo térmico, inspeção de autoclaves com posterior reconstituição, se necessário. Além de prontuários e de laudos.

Realizamos também inspeções de tanques atmosféricos de acordo com critérios específicos de engenharia e sob normas específicas.

Realizamos testes hidrostáticos e medições de espessuras por ultrassom (de acordo com as recomendações normativas vigentes) em vasos Sob Pressão, Caldeiras e Similares.

Dimensionamos e instalamos bombas para poço artesiano, saneamento básico e bombas para Indústria de Processo em geral.

Fale Conosco

Abrir chat
Precisando de ajuda ?