Treinamento de Sep – Sistema Elétrico de Potência

O Curso NR – 10 Complementar SEP (Sistema Elétrico de Potência) da Norma Regulamentadora 10 é obrigatório para trabalhadores que são expostos diretamente à Alta Tensão (AT), a sigla SEP significa Sistema Elétrico de Potência.

A legislação exige que todos os profissionais que trabalham com eletricidade acima de 1000 (mil) volts sejam treinados nas diretrizes básicas para implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde.

Este treinamento visa capacitar os alunos com relação ao contido nos itens na Norma regulamentadora 10, que estabelecem requisitos e condições para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores, que direta ou indiretamente, interagem com instalações elétricas e serviços com eletricidade.

A NR10 exige tipos de treinamentos diferentes, para serem aplicados a variadas condições de trabalho específicas e a um grupo de trabalhadores diferente. A dúvida mais comum entre os trabalhadores e empresas é sobre quando é necessário o curso complementar em segurança no Sistema Elétrico de Potência (SEP) e em suas proximidades.

O SEP, segundo a NR10, é um conjunto das instalações e equipamentos destinados à geração, transmissão e distribuição de energia elétrica até a medição, inclusive. Em outros termos, todo equipamento ou instalação que faça parte de usinas geradoras, linhas e subestações de transmissão e distribuição, bem como os equipamentos de medição de energia fazem parte do SEP.

O curso NR10 SEP objetiva capacitar o trabalhador sobre as medidas de segurança no trabalho com média e alta tensão ou próximo a ela. Dessa maneira, a norma estabelece os requisitos e as condições mínimas para a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos.

A NR10 SEP procura garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que, direta ou indiretamente, interajam em instalações elétricas e serviços com média ou alta tensão se aplicando às fases de geração, transmissão, distribuição, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas de alta tensão e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes.

Este treinamento é obrigatório e aborda os temas dispostos no Anexo III da NR 10. Para realização do treinamento de SEP é necessário ter realizado anteriormente o treinamento de NR10 Básico. Ou seja, o SEP é complementar à NR10, não a substituindo.

Conteúdo Programático

1. Organização do Sistema Elétrico de Potência – SEP
2. Organização do trabalho: a) programação e planejamento dos serviços; b) trabalho em equipe; c) prontuário e cadastro das instalações; d) métodos de trabalho; e) comunicação.
3. Aspectos comportamentais.
4. Condições impeditivas para serviços.
5. Riscos típicos no SEP e sua prevenção: a) proximidade e contatos com partes energizadas; b) indução; c) descargas atmosféricas; d) estática; e) campos elétricos e magnéticos; f) comunicação e identificação; g) trabalhos em altura, máquinas e equipamentos especiais.
6. Técnicas de análise de Risco no SEP
7. Procedimentos de trabalho – análise e discussão.
8. Técnicas de trabalho sob tensão: a) em linha viva; b) ao potencial; c) em áreas internas; d) trabalho a distância; e) trabalhos noturnos; e f) ambientes subterrâneos.
9. Equipamentos e ferramentas de trabalho (escolha, uso, conservação, verificação, ensaios)
10. Sistemas de proteção coletiva
11. Equipamentos de proteção individual
12. Posturas e vestuários de trabalho
13. Segurança com veículos e transporte de pessoas, materiais e equipamentos
14. Sinalização e isolamento de áreas de trabalho
15. Liberação de instalação para serviço e para operação e uso
16. Treinamento em técnicas de remoção, atendimento, transporte de acidentados
17. Acidentes típicos – Análise, discussão, medidas de proteção
18. Responsabilidades

Fale Conosco

Abrir chat
Precisando de ajuda ?