NR-12 – SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS

O treinamento de NR – 12 deve ser ofertado a todo e qualquer trabalhador que opere, dê manutenção, inspecione e/ou execute demais intervenções ou atividades em máquinas e equipamentos que não sejam movidos ou impulsionados por força humana ou animal, classificados como eletrodomésticos ou expostos em museus, feiras ou eventos, para fins históricos ou considerados como antiguidade e não sejam mais empregados com a finalidade de produção, desde que adotados medidas que garantam a preservação da integridade física dos visitantes e expositores.

O treinamento de NR – 12 deve ser ministrado por profissionais ou trabalhadores qualificados para este fim (entende-se como trabalhador ou profissional qualificado aquele que comprove conclusão de curso específico na área de atuação, reconhecido pelo sistema oficial de ensino, compatível com o curso a ser ministrado), sendo supervisionado por profissional legalmente habilitado (entende-se como profissional legalmente habilitado aquele que comprove conclusão de curso específico na área de atuação, compatível com o curso a ser ministrado, com registro no conselho de classe competente).

A Norma Regulamentadora – 12 foi ajustada para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores. Ela estabelece as medidas preventivas de segurança e higiene do trabalho a serem adotadas pelas empresas em relação à instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos.

O seu principal objetivo é a prevenção de acidentes do trabalho.

Esta Norma Regulamentadora e seus anexos definem referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para garantir a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

O curso obrigatório da NR-12 a qual oferece treinamento especializado para profissionais que interajam com máquinas e equipamentos em seu local de trabalho. O treinamento tem base na segurança do trabalhador oferecendo instruções e informações sobre diversas medidas preventivas de proteção individual e coletiva em todas as diversas fases da utilização, construção, transporte, montagem, instalação, ajuste, operação, manutenção inspeção, desativação e desmonte de máquinas e equipamentos.

Os treinamentos de NR-12 e qualquer um outro relativo à segurança do trabalho, deve ser bem elaborado, rico em informações e dinâmico.

Desse modo os colaboradores terão uma maior absorção de conhecimento e isso colocado em prática evita o acidente de trabalho.

A capacitação para operação segura de máquinas deve abranger as etapas teórica e prática, a fim de permitir habilitação adequada do operador para trabalho seguro, contendo no mínimo:

Conteúdo Programático:

a) descrição e identificação dos riscos associados com cada máquina e equipamento e as proteções específicas contra cada um deles;
b) funcionamento das proteções; como e por que devem ser usadas;
c) como e em que circunstâncias uma proteção pode ser removida, e por quem, sendo na maioria dos casos, somente o pessoal de inspeção ou manutenção;
d) o que fazer, por exemplo, contatar o supervisor, se uma proteção foi danificada ou se perdeu sua função, deixando de garantir uma segurança adequada;
e) os princípios de segurança na utilização da máquina ou equipamento;
f) segurança para riscos mecânicos, elétricos e outros relevantes;
g) método de trabalho seguro;
h) permissão de trabalho;
i) sistema de bloqueio de funcionamento da máquina e equipamento durante operações de inspeção, limpeza, lubrificação e manutenção.

Fale Conosco

Abrir chat
Precisando de ajuda ?