Operador de Ponte Rolante

O presente curso foi elaborado para suprir as necessidades das empresas e dos empregados quanto ao desenvolvimento de capacidades técnicas (teóricas e práticas) para a operação de ponte rolante, de acordo com as normas de segurança contidas na NR 11 do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

O Curso NR 11 Operador Ponte Rolante tem por objetivo proporcionar qualificação de nível básico a profissionais que atuarão na operação de pontes rolantes com segurança e eficiência, de forma a evitar acidentes e a preservar as boas condições da máquina.

Nas aulas teóricas e práticas, os participantes irão adquirir conhecimentos e desenvolver competências no controle da movimentação de carga objetivando que tal atividade se desenvolva com segurança.

A ponte rolante é um equipamento utilizado para içamento, ou seja, para elevação de cargas, e são compostas basicamente de viga, carro e talha.

Podem ser móveis ou fixas, com o propósito de manipular objetos classicamente grandes e pesados, e que não podem ser movidos facilmente de forma manual.

Uma das maneiras mais fáceis e econômicas de melhorar a segurança e a produtividade, reduzindo ao mesmo tempo os custos de manutenção, é o treinamento dos operadores de pontes rolantes.

Os acidentes com pontes rolantes causam ferimentos nos operadores, trabalhadores no local de trabalho e até mesmo nas pessoas próximas. A maioria dos acidentes com pontes rolantes são causadas por falha humana que pode resultar em riscos de segurança e tempo de inatividade incontrolável. É possível minimizar ou prevenir acidentes por meio do treinamento e uso da ponte rolante adequados.

O Treinamento do operador de ponte rolante foi projetado para operadores de pontes rolantes e a equipe de supervisão responsável pela operação diária e o desempenho seguro das pontes rolantes. O treinamento oferece aos participantes conhecimento funcional para auxiliar na redução de erros do operador que possam levar a paralisações desnecessárias. O treinamento do operador de ponte rolante fornece conhecimento adicional para ajudar a evitar possíveis ferimentos graves à equipe, que poderiam ser causados pela operação inadequada da ponte rolante. Os participantes aprenderão os requisitos locais para operarem a ponte rolante.

O treinamento de operador de ponte rolante é ideal para funcionários recém-contratados, trabalhadores temporários ou para treinamento de reciclagem. Nós oferecemos treinamentos no local.

Conteúdo Programático

  • Identificação de pontes rolantes
  • Utilização de ponte rolante de acordo com sua capacidade
  • Nomenclatura correta dos componentes de uma ponte rolante
  • Utilização do limite de capacidade
  • Sinalização visual empregada em pontes rolantes
  • Falhas e providências imediatas
  • Responsabilidade do operador
  • Segurança ocupacional
  • Check List
  • Mecanismo de funcionamento
  • Inspeção correta das pontes rolantes
  • Técnicas e prática no desenvolvimento de trabalhos com pontes rolantes.

Fale Conosco

Abrir chat
Precisando de ajuda ?