
Quem é o responsável pela segurança do trabalho nas empresas?
O tema segurança o trabalho, vêm ganhando destaque na mídia e na sociedade de forma gradativa ao longo dos anos, porém existe ainda uma grande confusão quando se diz respeito de quem é a responsabilidade em fazer segurança nas empresas.
Segurança do trabalho sempre foi sinônimo de custos por parte de empresários de diversos segmentos e visto de forma desnecessária por diversos trabalhadores, porém quando o acidente de fato ocorre, sempre vêm à tona o questionamento, de quem foi a culpa do fato?
Não é difícil vermos tais questionamentos e as empresas ficam numa espécie de jogo de empurra, querendo prontamente atribuir a responsabilidade para o setor de segurança do trabalho.
Sem querem ser dono da razão e ao mesmo tempo levando em conta a trajetória de décadas na área de segurança do trabalho, venho humildemente responder à pergunta acima, afinal quem é o responsável pela segurança do trabalho nas empresas?
A resposta apesar de ser bem simples e muito complexa, pois acredito que a responsabilidade pela segurança do trabalho nas empresas é de todos.
Todos temos essa responsabilidade, começando pelo proprietário, acionistas, diretores, encarregados, setor de segurança, trabalhador, governo e toda a sociedade. Pois segurança do trabalho não é feito apenas por um setor, ou por um profissional, como muito pensam ser.
Existe um grande equívoco nas empresas que acreditam que a segurança do trabalho deverá ser feita pelo técnico de segurança do trabalho ou pelo engenheiro de segurança do trabalho, visto que todo fato ocorrido a responsabilidade e atribuída a esses profissionais.
Essa e uma visão distorcida e completamente equivocada, para que de fato a efetiva segurança do trabalho ocorra nas organizações, primeiramente é necessário o comprometimento da diretoria, visto que a segurança não é feita apenas com belas palavras.
Para que possa implementar medidas preventivas nos ambientes de trabalho é necessário muitas das vezes investimentos financeiros, tempo, esforços conjuntos de todos.
Não menos importante também o governo tem seu papel nesse cenário, onde deveria, trazer incentivos fiscais para aqueles empregadores que mantiverem um ambiente de trabalho mais saudável e seguro para seus trabalhadores, dando de fato uma recompensa pelo esforço da empresa em seguir as normas regulamentadoras.
O governo precisa urgentemente abrir mais vagas para fiscais do trabalho, sendo que o efetivo hoje existente é ineficiente para que possa fiscalizar a quantidade de empresas existentes.
Outro ponto fundamental deveria ser o ensino nas escolas sobre a disciplina segurança e saúde no trabalho, visto que precisamos ter adultos mais conscientes dos seus deveres como cidadãos que praticam a prevenção no seu dia a dia.
O tema é amplo e bastante complexo, porém é muito pequeno pensarmos que a segurança do trabalho se restringe a técnicos e engenheiro somente, é uma obrigação de todos nós.
Que possamos a cada dia mais nos conscientizar da importância em mantermos um ambiente de trabalho seguro para que nosso país possa de fato se desenvolver sem que isso custe a vida de nossos trabalhadores.