Terceirização de Mão de Obra

Podemos definir a terceirização da mão de obra como o processo em que uma empresa contrata uma outra empresa para realizar determinado serviço.

Temos em nosso quadro de funcionários técnicos de segurança do trabalho e engenheiros de segurança do trabalho para atender a sua empresa no momento que necessitar.

A terceirização de mão de obra é uma estratégia que está em alta nas empresas modernas, permitindo que façam a gestão de suas atividades sob o controle e o acompanhamento de outra companhia.

Veja as vantagens de contratar mão de obra terceirizada:

Ausência de vínculo empregatício

Em julho de 2017, com a publicação da Reforma Trabalhista mediante a Lei n.º 13.467, foi liberada no Brasil a terceirização de mão de obra ampla e irrestrita, sem configuração de vínculo empregatício.

Anteriormente, os trabalhadores terceirizados só podiam desempenhar atividades-meio — como recepção, jardinagem, limpeza e segurança —, mas, com a aprovação dessa nova lei da terceirização, passam a poder exercer qualquer função, até mesmo a atividade principal da empresa contratante.

Independentemente de qual for a atividade que necessite de mão de obra, agora a empresa terá liberdade para escolher pelo serviço terceirizado, que conferirá mais produtividade, agilidade e especialização do trabalho, tendo em vista que muitos dos trâmites pertinentes dessa operação não serão suas obrigações.

A companhia não perderá tempo tentando encontrar e contratar um funcionário, tampouco terá que se preocupar com o quanto aquele funcionário custaria se fosse celetista. No entanto, terá à sua disposição um profissional competente.

Redução de gastos

Alguns custos referentes à contratação de capital humano são minimizados quando a operação de terceirização é aplicada na organização. O reflexo impacta positivamente na gestão de pessoas e na gestão administrativa, uma vez que a empresa contratada é a responsável pela captação, treinamento e gestão de funcionários.

Dessa forma, gastos financeiros com salários, seguros, férias e benefícios não recairão sobre o contratante, e nem essa gestão de documentos. E, ainda, o cliente fica livre de questões trabalhistas, contando com o benefício indireto de ter aqueles funcionários à sua disposição apenas quando for preciso.

Ou seja, se precisar reduzir ou aumentar a quantidade de colaboradores nas áreas de segurança ou limpeza, não haverá problemas: basta negociar com a empresa de terceirização para realizar o trabalho de acordo com as preferências da contratante.

Desse jeito, não é preciso manter uma equipe fixa — que, eventualmente, pode ter ociosidade no trabalho ou sobrecarga —, já que a responsabilidade por essa manutenção fica a cargo da terceirizada.

Segurança na contratação

O processo de contratação de um funcionário pode apresentar algumas falhas, e uma contratação indevida pode trazer reflexos negativos para o âmbito organizacional. Especificamente sobre o serviço de segurança, a empresa pode contratar um profissional que declara habilidades que não têm ou que, até mesmo, repassa informações sigilosas para outras organizações.

Porém, quando se contrata uma empresa para terceirizar esse tipo de serviço, não há com o que se preocupar. A companhia que cede a mão de obra precisa atender a várias normas, incluindo a especialização dos funcionários.

A terceirização do serviço de segurança é garantia de um serviço altamente qualificado. A empresa que terceiriza conta com uma equipe de vigilantes que tem o know-how certificado e que assume a habilidade e a idoneidade necessária. Afinal, essa é uma área tão específica e delicada que é melhor não se arriscar.

Fale Conosco

Abrir chat
Precisando de ajuda ?